O INSTITUTO

O Instituto Sou+Jovem é uma organização sem fins lucrativos, criado com a única finalidade de angariar recursos para manter ou financiar grandes projetos sociais, dando auxilio à jovens em todo o território nacional

Tudo começou em 2007 com a idéia de criar um movimento na valorização dos jovens e para instituições, que sofrem, também, pela falta de recursos para financiar seus projetos. Esta iniciativa ganhou o nome de Movimento Sou+Jovem. Um dos grandes incentivadores o cantor Chorão da banda Charlie Brown Junior, no qual foi padrinho oficial do Movimento Sou+Jovem.

Agora, alguns anos mais tarde, reforçamos nosso compromisso, concretizando o que era um sonho: a constituição dos nossos objetivos e a criação do Instituto Sou+Jovem.

Nosso objetivo é conscientizar os jovens sobre importantes assuntos como: saúde, empreendedorismo, educação, entretenimento e vida sexual. Entre os programas diretos, trabalhamos para incentivar o voluntariado entre os jovens, proporcionando a satisfação em estarem atuando em ações sociais, com o objetivo específico de criar uma oportunidade social e aumentar sua visão de existência e valorização na sociedade.

Desta forma, nossos esforços serão direcionados para desenvolver projetos identificados pelo selo Sou+Jovem, um símbolo que permite aos nossos colaboradores deixarem de simplesmente oferecer doações para transformarem-se em consumidores desta marca de solidariedade. Ao participarem, estarão ajudando entidades importantes do terceiro setor, a promoverem ações sociais relevantes de apoio aos jovens brasileiros.

MISSÃO

Incentivar o protagonismo jovem na sociedade para o envolvimento em atividades que gerem e estimulem consciência coletiva e inspirem boas condutas, tornando-se referência no universo jovem.

VISÃO

Promover e estar presente em diferentes manifestações e atividades jovens de cunho empresarial, social, esportivo, cultural, acadêmico, ambiental e de entretenimento.

VALORES

Compromisso com empreendedorismo, responsabilidade social através de voluntariado e o respeito com os jovens, para o desenvolvimento pessoal e envolvimento com a sociedade.

FINALIDADES DO INSTITUTO SOU+JOVEM

O Instituto Sou mais Jovem desenvolve projetos e pesquisas de fomento às atividades de voluntariado por parte dos jovens, a fim de que os mesmos tomem consciência das necessidades da comunidade e das mais diversas formas de ajudar, sem remuneração, ligando empresas privadas, poder público e ong´s aos jovens interessados em ceder seu tempo livre em serviços voluntários, incluindo mas não limitado a, proteção animal, meio ambiente, cuidados com a terceira idade, mão de obra de auxílio (pinturas, pequenas reformas, ajardinamento), cultura, educação e sociabilidade.

Prestar serviços de caráter social, cultural,  educacional e pesquisa para o público jovem, podendo adotar currículos, disciplinas, áreas de concentração, cursos, palestras e afins, de sua escolha, inclusive produzir, patrocinar e divulgar programas de televisão e rádio, obedecendo, quando necessário, os ditames dos órgãos públicos competentes;

Prestar serviços de assistência social a jovens, organizando e administrando eventos, público ou privado, dando assistência para quaisquer outros institutos e departamentos que lhe propiciem meios para a assistência social;

Programas de Jovem Aprendiz de orientação ao primeiro emprego, através de cursos, palestras e visitas a empresas e indústrias; Desenvolver programa de liberdade assistência a jovens e adolescentes, conforme orientação legal.

Desenvolver diferentes técnicas de pesquisa quantitativa e qualitativa, com o objetivo de identificar, medira frequência e intensidade de comportamentos, atitudes e motivações do público jovem.

Criar, organizar e administrar departamentos, atividades, sem intermediação de mercadoria, para associados ou não, em propriedade do Instituto Sou+Jovem, para conseguir recursos para a consecução de seus fins;

Criar, organizar e administrar estabelecimentos de ensino básico, fundamental e superior, com o fim de contribuir com a formação educacional de associados ou não, bem como cursos de empreendedorismo, educação financeira, línguas e artes em geral.

MÉTODO DE TRABALHO

O método de trabalho do Sou+Jovem segue 3 ítens principais: CONHECIMENTO, DESENVOLVIMENTO E MOBILIZAÇÃO • Conhecimento: Identificação das deficiências do público jovem, realização de diagnósticos sobre causas, circunstâncias dos envolvidos, impactos e análise das estatísticas do assunto em questão.

• Desenvolvimento: Criação e implementação de soluções viáveis e eficientes; assessoramento do jovem ou grupo, para implementação de soluções e atividades.

• Mobilização: Criação de projetos de lei, participação em espaços de construção de políticas e no debate público disseminando conhecimento. Nossa atuação envolve o trabalho conjunto com outras organizações da sociedade civil, gestores públicos e especialistas do comportamento das diversas “tribos jovens”. Acreditamos que desta maneira fortalecemos nossa atuação e alcançamos resultados mais significativos.